O jardim da sua casa é uma área muito especial, afinal além de embelezar o seu lá, é lá que você irá ter momentos de lazer com a família e amigos, por isso é importante saber escolher qual é o melhor tipo de grama para ele: Natural ou Sintética. Se você sempre teve essa dúvida, esse post vai te ajudar!
Quando o assunto é jardinagem, existem algumas queixas sobre a manutenção dos gramados naturais que não existem nos artificiais, porém a maioria das pessoas gosta de apreciar a beleza de um gramado natural bem conservado. Mas para chegar a um resultado satisfatório é necessário bastante esforço, sendo esse o maior desafio hoje para ter um jardim digno de filme.
A grama artificial foi originalmente fabricada para superfícies esportivas, onde seu desempenho foi o fator mais importante para a sua concepção, com a sua popularização devido aos fatores ecológicos, seu uso foi ampliado para: paisagismo, criação de playgrounds, jardins e decoração interna e externa.
Pensando nisso, os fabricantes de grama sintética começaram a refinar a aparência do gramado sintético, e hoje, existem algumas gramas sintéticas que aparentam ser muito realistas, embora um exame mais atento revele sempre a sua verdadeira origem.
Principais diferenças entre a grama natural e a grama sintética
A principal diferença entre os tipos de grama quando se coloca os fatores ambientais fora da balança, é que a grama artificial irá aquecer no sol, enquanto a grama natural terá a temperatura até 15° C mais baixa do que a temperatura ambiente, o que pode ajudar a refrescar a sua casa.
Por outro lado, a grama sintética não atrai abelhas e outros insetos como formigas, larvas, caracóis entre outros, além de não trazer consigo a desconfortável coceira, típica ao se deitar na grama de um parque.
Quando se trata de durabilidade, um gramado natural poderá durar para sempre desde que seja mantido corretamente com os devidos cuidados, no entanto ele requer mais manutenção do que gramados artificiais, tendo em vista que além de uma enorme quantidade de água, também será necessário gastar tempo e dinheiro com corte regular, fertilização e controle de plantas daninhas.
Já um gramado sintético deve durar cerca de 25 anos antes de precisar ser substituído, isso sem a necessidade de água, fertilizante e corte frequente. Um fator bônus que a grama sintética tem, é que não existem pontos mortos, e por isso o seu jardim ficará com uma bela aparência durante todo o ano, mesmo nos períodos de pouca chuva. Eventuais danos podem ser reparados de forma prática, trocando apenas o bloco de grama afetado.
Obviamente a grama artificial não é completamente livre de manutenção visto que requer escovação e higienização. Porém você pode fazer essa manutenção sozinho, embora talvez precise comprar o equipamento certo para não danificar a grama, dependendo do tipo de sujeira que estiver nela.
Além disso, ter um jardim sintético pode ser ótimo para pessoas que sofrem alergia a grama ou a insetos por ser revestido com um tratamento antialérgico. Outro fator bem legal, é que ele pode ser instalado em qualquer lugar, sem ter que levar em conta a existência ou não de sol, sombra ou solo, sendo utilizada até em ambientes internos e pavimentados.
O custo é sem dúvida alguma um fator chave que impulsiona as pessoas para um lado ou outro. O custo inicial para implantação da grama natural pode ser 50% menor do que a sintética, porém quando se coloca os custos de manutenção a médio e longo prazo na conta, essa situação torna-se inversa, e faz com que no decorrer dos anos o custo da grama artificial seja menor. Para sermos mais específicos, são necessários apenas 5 anos para o investimento inicial de grama sintética para pagar a si próprio em relação ao gramado natural.
Há muitos fatores a considerar ao escolher entre ter um jardim com grama natural ou com grama sintética. Como descrito acima, ambos têm o seu conjunto único de prós e contras. Veja abaixo um resumo das principais características de cada tipo de grama:
No hora de tomar uma decisão é importante você levar em conta quanto tempo você tem que perder com manutenção, quanto dinheiro deseja gastar a curto e médio prazo, local de aplicação do jardim e, claro, qual das opções melhor se adapta as suas necessidades. Se você ainda tem dúvidas se o gramado artificial é o ideal para você, fale conosco através dos comentários ou por algum dos nossos canais de comunicação, será um prazer te ajudar.
Olá, gostaria muito de saber se a grama artificial pode ser colocada em áreas de terra? Por exemplo o jardim para colocar a grama artificial precisa ser pavimentado?
Olá Carla, o ideal é que a grama seja colada diretamente sobre contra piso. Como a base da grama é de latex, colocar diretamente em cima da terra ira gerar muita umidade e com isso a base da grama em pouco tempo ficara danificada. Uma solução fácil seria cobrir a parte de terra com pedrisco, para criar uma camada entre a grama e a terra. Qualquer dúvida estamos a disposição.
Atenciosamente Equipe Mundo Grama
Olá! Qual o tipo de limpeza devo fazer em uma grana sintética?
Olá Fernanda, a limpeza de poeiras e sujeiras sólidas pode ser realizada com uma vassoura ou aspirador de pó. Já a limpeza de líquidos como urina de animais (quando é o caso), pode ser feita com água corrente e detergente neutro se for preciso. Por conta do tratamento especial que a grama sintética possui, ela não terá odores de sujeiras indesejadas após a higienização.